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Transtorno Fonológico
Transtorno na representação de fonemas;
Processos fonológicos esperados ou não no desenvolvimento;
Dificuldade na coordenação da fala, respiração, deglutição e vocalização;
Fala com inteligibilidade rebaixada;
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento e no desenvolvimento;
Desatenção: frequentemente não presta atenção e comete erros, dificuldade em manter conversas longas, atividades ou aulas, não atende quando lhe chamam, dificuldade para se organizar, perde muitos itens pessoais, é facilmente distraído, e mais;
Hiperatividade – impulsividade: movimentos corporais constantes e, por vezes, inadequados, incapaz de se envolver em situações calmantes, dificuldade para esperar a vez, e mais.
Dislexia
Transtorno de leitura – decodificação e soletração;
Dificuldade na decodificação precisa e/ou fluência de palavras;
Não há comprometimento de compreensão oral;
Por conta do comprometimento na leitura, impacta a escrita e habilidades matemáticas (exemplo: ler o enunciado do problema);
Vocabulário pobre, muitas vezes com sentenças mais curtas por conta do limitado acesso a palavras
Transtorno do Espectro Autista ( TEA)
2 critérios para o diagnóstico: (I) déficits persistentes na comunicação e interação social e (II) padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades;
Estereotipias motoras e ecolalias, atraso ou ausência de fala, rigidez comportamental, interesses peculiares, ausência ou baixo contato visual;
Gravidade é dividida em 3 níveis, de acordo com os déficits em cada critério diagnóstico e a necessidade de suporte no dia a dia.
Transtorno de Desenvolvimento de Linguagem (TDL)
O TDL é um distúrbio que pode alterar todos os subsistemas da linguagem, resultando em dificuldades na expressão oral e escrita e na compreensão oral e escrita;
Por conta das dificuldades de linguagem, surgem dificuldades em circunstâncias sociais e, muitas vezes, comportamentais;
Os subsistemas da linguagem podem estar alterados de modo inconsistente, com algumas habilidades piores do que outras;
Muitas vezes confundido com autismo na prática clínica.
Apraxia de Fala na Infância (AFI)
A AFI é um distúrbio neurológico de planejamento motor da fala que afeta a habilidade de produzir e sequenciar os sons;
Falha no planejamento e na programação dos movimentos da fala;
Inconsistência e distorções na produção de sons;
Sem comprometimento cognitivo quanto a compreensão oral, leitura ou escrita;
Nas crianças pequenas: fala muito pouco ou nada, repertório pequeno de palavras, fala ininteligível e a comunicação se dá por outras vias, a criança “se faz entender”.
Transtorno Específico de Aprendizagem
Dificuldades persistentes no aprendizado de habilidades acadêmicas (leitura, escrita e raciocínio lógico);
Habilidades acadêmicas substancialmente reduzidas em comparação com a faixa etária;
Clareza maior do diagnóstico após introdução a escola;
Limitado progresso na aprendizagem, sem intervenção.
Gagueira
Distúrbio na fluência e no padrão temporal da fala;
Repetição de sons e sílabas, prolongamentos sonoros, palavras interrompidas, bloqueios e mais;
A gagueira pode causar ansiedade em relação a fala, o que limitaria a participação social, desempenho acadêmico e profissional;
Não está presente durante a leitura em voz alta ou canto.